segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um pouco de Game - Manual para GT5-01




Manual de Gran Turismo 5, Parte 1.

Introdução

Após o artigo sobre a historia do Gran Turismo, no link: Clique Aqui, achei interessante escrever um manual sobre as vasta gama de modificações que se pode fazer em seu carro no game. Para começa primeiro seria prudente seria explicar as diferença entre as trações dos carros e alguns motores.
Entenda as trações

FR(Motor dianteiro e tração traseira):
A configuração mais clássica.Com a tração na traseira o carro tende a rodar, o famoso 180, nas curvas.Geralmente são carros fortes com motores de 200 a 500 cavalos originais.

MR(Motor central e tração traseira):
Similar ao FR.Mas como o motor na parte mais central do carro, em alguns casos ficam na parte traseira, o carro se torna mais estável.Pode até rodar para dentro da curva, mais é mais difícil. 

FF(Motor dianteiro e tração dianteiro):
Motores elásticos e confiáveis nas curvas.Só com duas ressalvas, como a tração é na mesma roda que gira o carro elas tendem a puxar o carro para frente.A outra é que os motores são mais fracos em geral em os outros. 

4x4(Motor dianteiro e tração nas 4 rodas):
Aparentemente a melhor opção para corridas. Com motores fortes e bem amarrados nas curvas, são carros que na verdade exigem uma pericia muito apurada não nas curvas, mais sim nas freadas antes das curvas.Cedo demais e você pode ser ultrapassado fácil, mas tarde demais e pode-se acabar batendo no muro.

Tipos de motor

Alto RPM : Motores com Altas rotações, como o S2000, são ótimos para corridas com curvas abertas e retas de alta velocidade.Também são muito indicados para a prática de drift pela ampla faixa de RPM's.Pista indicada Tsukuba Circuit.

Alto Torque : Rápidos de retomadas, são indicados para pistas com curvas fechadas.Carros como Viper e Mustang se dão muito bem na pista como Laguna Seca.

agora com esse breve entendimento da mecânica BÁSICA dos carros in-game vamos aos passos para a preparações e modificações peça por peça:
MOTOR / ENGINE

Lógico que aumentar os estágios do motor trará grande potência geral do carro.Carros com estágio comprados são conhecidos como "aspirados" pois não dependem de algum compressor ou turbo para melhorar a performance.  

Estágio 1- aumenta a resposta do conjunto do motor.
Estágio 2- aumenta a resposta do conjunto do motor, precisa do 1 Estágio.
Estágio 3- aumenta a resposta do conjunto do motor, precisa do 2 Estágio. 

ECU Afinação / ECU Tuning - Aumento o desempenho consideravelmente.Não são tantos CV's mas sim uma melhora no conjunto de resposta do motor. 

Dica:Após as modificações, você pode ir no GT AUTO e trocar o óleo do motor, isso faz o motor ganhar os cavalos restante das modificações realizadas.Mas é interessante correr uma vez com o óleo de antes da modificação, só para sentir a diferença dos motores antes e depois das modificações.E antes de mexer no estágios do motor, tende usar só a ECU afinação, pois as modificações do motor não tem volta.
SISTEMA DE ADMISSÃO / INTAKE SYSTEM

Uma entrada rápida do ar nos motores garantirá um vigor em acelerações e remotadas. 

Coletor de Admissão / Sports Intake Manifold - Melhora a captação do ar para garantir um rendimento extra no carro.

Filtro de Ar Esportivo / Sports Air Filter - Aumenta um pouco a vazão de ar na admissão para melhorar a potência do motor.

Filtro de Ar Competição / Racing Air Filter - Aumenta a vazão de ar na admissão para expandir a potência gerada pelo motor.

Dica:A modificação do sistema de admissão é uma maneira fácil e rápida de aprimorar o desempenho do seu carro na pista.
EXAUSTÃO / EXHAUST 

Uma boa saída dos gazes do motor é essencial para uma melhora significativa na resposta de aceleração do motor.Ao modificar o escapamento o som do carro também será diferente.

Exaustão / Exhaust - Existe 3 tipos de escape para o carro.cada uma tende a se nivelar com o resto da modificação do carro.

Escapamento Esportivo / Sports Exhaust - pequeno aumento de CV.Indicado para leves modificações.

Escapamento Semi-Competição / Semi-Racing Exhaust - um ganho médio aumento de CV.Indicado para modificações mais elaboradas. 

Escapamento de Titânio de Competição / Titanium Racing Exhaust - um grande aumento de CV.Indicado para modificações extremas, como modificação total do conjunto do motor. 

Coletor de Escape Esportivo / Sports Exhaust Manifold - Aumenta a eficiência na combustão e na saída dos gazes do motor. 

Catalizador Esportivo / Catalytic Sports - Vale a pena comprar essa modificação pois é barata e a um ganho de potência substancial.

Dica:Umas das primeiras modificações, pois são relativamente baratas, o que para um principiante é ótimo, e ajuda muito na resposta do motor em altas RPM's.
TURBO / TURBO KITS

Aqui é onde você realmente vai escolher entre seu estilo de dirigibilidade no game.Até agora as modificações mantinham os carros só aspirados, ou seja, sua força era "natural" vinda do próprio motor e o carro respondia de maneira mais homogênea.Os kits de turbo e compressor são com certeza a maneira de ganhar mais força no game, mas tudo tem um custo.Ao instalar esses kits, o carro responderá de maneira totalmente diferente de antes.Ao ponto de ser outro carro, por assim dizer.Existem 3 kits de turbo e 1 com o compressor(caso o modelo do veiculo esteja abito a usa-lo).

Kit turbo Baixa Rotações / Low RPM Range Turbo Kit - Turbo feito para atuar em baixas faixas de RPM, perdendo sua força conforme aumenta as RPM's na pista. Indicado para pistas com poucas retas e muitas curvas fechadas, fazendo a aceleração bruta valer a pena as saídas dos corners. 

Kit turbo Médias Rotações / Mid RPM Range Turbo Kit  - O mais equilibrado, entre aceleração e ganho de CV's.Muito indicado para carros sem muita força que precisam de um ganho para competir de igual para igual com outros carros.

Kit turbo Altas Rotações / High RPM Range Turbo Kit  - Concede muitos cavalos extras ao carro,mas conta com uma demora, chamada "lag de turbo".Como foi feito para as altas rotações, seu poder em poucas RPM's em torna ínfimo.É indicado para preparações onde o motor original já conta com bons cavalos e torques em baixas RPM's.

Sobre-Alimentador(compressor) / SUPERCHARGER - Semelhante ao Turbo de baixa rotação, esse kit entrega GRANDE força logo as baixas rotações.A única diferença é a quantidade de cavalos que esse kit desenvolve, que é absurda comparada ao Turbo Low RPM.Mas esse kit não está disponível em todos os carros.  

Dica:Ao chegar aqui você já deve ter tentado usar todas as modificações de motor antes.Nesse nivel de modificação, que chega a se meio extrema, o carro passa de vez a ser totalmente diferente de antes.Por isso é aconselhável testar todos,já que podem ser removidos, e observar seu próprio estilo de correr. 


Como o manual ficou muito grande, ele foi dividido em três partes que serão colocadas de hoje até quinta.Fiquem ligados, pois o próximo será sobre a caixa de velocidade, transmissão e chassis, além de algumas sugestões para melhora-las.



Para ver a parte 2 do manual: Clique Aqui.
Para ver a parte 3 do manual: Clique Aqui.