Introdução
Após o artigo sobre a historia do Gran Turismo, no link: Clique
Aqui, achei interessante escrever um manual sobre as vasta gama de modificações que
se pode fazer em seu carro no game. Para começa primeiro seria prudente seria
explicar as diferença entre as trações dos carros e alguns motores.
Entenda as trações
FR(Motor dianteiro e tração traseira):
A configuração mais clássica.Com a tração na traseira o carro
tende a rodar, o famoso 180, nas curvas.Geralmente são carros fortes com
motores de 200 a 500 cavalos originais.
MR(Motor central e tração traseira):
Similar ao FR.Mas como o motor na parte mais central do
carro, em alguns casos ficam na parte traseira, o carro se torna mais
estável.Pode até rodar para dentro da curva, mais é mais difícil.
FF(Motor dianteiro e tração dianteiro):
Motores elásticos e confiáveis nas curvas.Só com duas
ressalvas, como a tração é na mesma roda que gira o carro elas tendem a puxar o
carro para frente.A outra é que os motores são mais fracos em geral em os
outros.
4x4(Motor dianteiro e tração nas 4 rodas):
Aparentemente a melhor opção para corridas. Com motores
fortes e bem amarrados nas curvas, são carros que na verdade exigem uma pericia
muito apurada não nas curvas, mais sim nas freadas antes das curvas.Cedo demais
e você pode ser ultrapassado fácil, mas tarde demais e pode-se acabar batendo
no muro.
Tipos de motor
Alto RPM : Motores com Altas rotações, como o S2000,
são ótimos para corridas com curvas abertas e retas de alta
velocidade.Também são muito indicados para a prática de drift pela ampla faixa
de RPM's.Pista indicada Tsukuba Circuit.
Alto Torque : Rápidos de retomadas, são indicados para pistas
com curvas fechadas.Carros como Viper e Mustang se dão muito bem na pista como
Laguna Seca.
agora com esse breve entendimento da mecânica BÁSICA dos
carros in-game vamos aos passos para a preparações e modificações peça por
peça:
MOTOR / ENGINE
Lógico que aumentar os estágios do motor trará grande
potência geral do carro.Carros com estágio comprados são conhecidos como
"aspirados" pois não dependem de algum compressor ou turbo para
melhorar a performance.
Estágio 1- aumenta a resposta do conjunto do motor.
Estágio 2- aumenta a resposta do conjunto do motor, precisa
do 1 Estágio.
Estágio 3- aumenta a resposta do conjunto do motor,
precisa do 2 Estágio.
ECU Afinação / ECU Tuning - Aumento o
desempenho consideravelmente.Não são tantos CV's mas sim uma melhora no
conjunto de resposta do motor.
Dica:Após as modificações, você pode ir no GT AUTO e trocar
o óleo do motor, isso faz o motor ganhar os cavalos restante das
modificações realizadas.Mas é interessante correr uma vez com o óleo de antes
da modificação, só para sentir a diferença dos motores antes e depois das
modificações.E antes de mexer no estágios do motor, tende usar só a ECU
afinação, pois as modificações do motor não tem volta.
SISTEMA DE ADMISSÃO / INTAKE SYSTEM
Uma entrada rápida do ar nos motores garantirá um vigor em
acelerações e remotadas.
Coletor de Admissão / Sports Intake Manifold - Melhora a
captação do ar para garantir um rendimento extra no carro.
Filtro de Ar Esportivo / Sports Air Filter - Aumenta um pouco
a vazão de ar na admissão para melhorar a potência do motor.
Filtro de Ar Competição / Racing Air Filter
- Aumenta a vazão de ar na admissão para expandir a potência gerada pelo
motor.
Dica:A modificação do sistema de admissão é uma maneira fácil
e rápida de aprimorar o desempenho do seu carro na pista.
EXAUSTÃO / EXHAUST
Uma boa saída dos gazes do motor é essencial para
uma melhora significativa na resposta de aceleração do motor.Ao modificar
o escapamento o som do carro também será diferente.
Exaustão / Exhaust - Existe 3 tipos de escape para o
carro.cada uma tende a se nivelar com o resto da modificação do carro.
Escapamento Esportivo / Sports Exhaust - pequeno aumento de
CV.Indicado para leves modificações.
Escapamento Semi-Competição / Semi-Racing Exhaust - um
ganho médio aumento de CV.Indicado para modificações mais elaboradas.
Escapamento de Titânio de Competição / Titanium Racing
Exhaust - um grande aumento de CV.Indicado para modificações extremas,
como modificação total do conjunto do motor.
Coletor de Escape Esportivo /
Sports Exhaust Manifold - Aumenta a eficiência na combustão e
na saída dos gazes do motor.
Catalizador Esportivo / Catalytic Sports - Vale a pena
comprar essa modificação pois é barata e a um ganho de potência substancial.
Dica:Umas das primeiras modificações, pois são relativamente
baratas, o que para um principiante é ótimo, e ajuda muito na resposta do motor
em altas RPM's.
TURBO / TURBO KITS
Aqui é onde você realmente vai escolher entre seu estilo
de dirigibilidade no game.Até agora as modificações mantinham os
carros só aspirados, ou seja, sua força era "natural" vinda do
próprio motor e o carro respondia de maneira mais homogênea.Os kits de turbo e
compressor são com certeza a maneira de ganhar mais força no game, mas tudo tem
um custo.Ao instalar esses kits, o carro responderá de maneira totalmente
diferente de antes.Ao ponto de ser outro carro, por assim dizer.Existem 3 kits
de turbo e 1 com o compressor(caso o modelo do veiculo esteja abito a usa-lo).
Kit turbo Baixa Rotações / Low RPM Range Turbo Kit - Turbo
feito para atuar em baixas faixas de RPM, perdendo sua força conforme aumenta
as RPM's na pista. Indicado para pistas com poucas retas e muitas curvas
fechadas, fazendo a aceleração bruta valer a pena as saídas dos
corners.
Kit turbo Médias Rotações / Mid RPM Range Turbo
Kit - O mais equilibrado, entre aceleração e ganho de CV's.Muito
indicado para carros sem muita força que precisam de um ganho para competir de
igual para igual com outros carros.
Kit turbo Altas Rotações / High RPM Range Turbo
Kit - Concede muitos cavalos extras ao carro,mas conta com uma
demora, chamada "lag de turbo".Como foi feito para as altas rotações,
seu poder em poucas RPM's em torna ínfimo.É indicado para preparações onde
o motor original já conta com bons cavalos e torques em baixas RPM's.
Sobre-Alimentador(compressor) / SUPERCHARGER -
Semelhante ao Turbo de baixa rotação, esse kit entrega GRANDE força logo as
baixas rotações.A única diferença é a quantidade de cavalos que esse
kit desenvolve, que é absurda comparada ao Turbo Low RPM.Mas esse kit não
está disponível em todos os carros.
Dica:Ao chegar aqui você já deve ter tentado usar todas as
modificações de motor antes.Nesse nivel de modificação, que chega a se meio extrema,
o carro passa de vez a ser totalmente diferente de antes.Por isso é
aconselhável testar todos,já que podem ser removidos, e observar seu próprio
estilo de correr.
Como o manual ficou muito grande, ele foi dividido em três partes que serão colocadas de hoje até quinta.Fiquem ligados, pois o próximo será sobre a caixa de velocidade, transmissão e chassis, além de algumas sugestões para melhora-las.
Para ver a parte 2 do manual: Clique Aqui.
Para ver a parte 3 do manual: Clique Aqui.
Como o manual ficou muito grande, ele foi dividido em três partes que serão colocadas de hoje até quinta.Fiquem ligados, pois o próximo será sobre a caixa de velocidade, transmissão e chassis, além de algumas sugestões para melhora-las.
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