segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vida Nerd - Entendendo o Android

Introdução:

Para os fãs de tecnologia, principalmente os Geeks que adoram Widget como Smartphone e Tablet, o nome Android já é um bom e velho conhecido.Para quem não conhece; o Android é um sistema operacional, similar ao windows ou linux, voltado para dispositivos portáteis.Atualmente é de propriedade da grande Google mas seus primeiros passos foram dados fora da sombra dessa gigante na Android Inc.


O Início:

A Android Inc. foi criada com um objetivo de iniciar um projeto que foi desenvolvido com o intuito de oferecer uma plataforma com grandes recursos,estável e, o mais fascinante; de codificação aberta, assim qualquer entusiasta de programação poderia criar aplicativos para o pequeno robozinho.  Com uma ideia simples e concreta a Android Inc. e seu sistema estavam no caminho certo e vendo isso a Google antecipou-se e a absorveu, deixando o nome da empresa no sistema final e só acrescentando "sobrenomes" as versões lançadas.Demorou um pouco para o robozinho verde cair no gosto do mundo, isso porque suas versões iniciais apesar de serem um  sistema completo ainda tinham "alguns buracos" que encobriram seu potencial. A partir da versão 1.5, o Android mostrou que veio para fazer frente aos sistemas da Apple,Microsoft e BlackBerry.Hoje o Android, junto com o IOS e o Windows Phone são os sistemas mais encorpados para os widgets. 
Lista das Versões:

Android 1.1 Bender (Fevereiro 2009)
Android 1.5 Cupcake (Abril-Maio 2009)
Android 1.6 Donut (Setembro 2009)
Android 2.0 - 2.1 Eclair (Janeiro 2010)
Android 2.2 Froyo (Maio 2010)
Android 2.3 - 2.4 Gingerbread (Dezembro 2012)
Android 3.0 - 3.1 - 3.2 Honeycomb (Janeiro 2011)
Android 4.0 Ice Dream Sandwich (Outubro 2011)
Android 4.1 Jelly Bean (Julho 2012)

Graça de Usar:

Como sua meta era ser desenvolvido para dispositivos moveis, o Android foi feito para ser fácil de usar com uma interface intuitiva e rápida.A ideia era que os dispositivos moveis são usados para ganhar tempo e mobilidade,ainda mais no mundo de hoje que vive numa velocidade muito dinâmica e não pode parar para usar algo um computador. De fato,uma ideia muito semelhante a ideia da Apple para o Iphone e Ipad em que com +/- 20 minutos, o usuário já pode aproveitar quase todo recurso das máquinas.Alguns dos grandes destaques do Android são a vasta gama de programas,jogos e modificações de interface, todos resultados do fato da codificação aberta e o uso de uma linguagem em destaque atualmente, o Java.Para um usuário comum o Android é um caminho de fácil aprendizado para o uso de um Smartphone ou Tablet.   
Curiosidades:

-Os sobrenomes ao estilo de comida só começaram a aparecer quando a Google incorporou a Android Inc e sua primeira versão não possui sobrenome de docinho.

-O núcleo do sistema Android é baseado no linux.

-Inicialmente era um sistema único , mas teve uma bifurcação entre as versões 2.x e 3.x , sendo que as 2.x seriam para Smartphone e a 3.x seriam para Tablet, algo corrigido na 4.x , pois ambos começarão a ter um hardware mais potente e similares entre si.

-As primeiras versões apesar de contar com browser não tinham suporte wireless , deixando tudo por conta do 3G.
Opinião do Nerd:


O Android já tem seus admiradores e a cada dia que passa os números destes seguidores só tente a aumentar.Completo como sistema operacional, o robozinho mostra suas qualidade ao permitir ao usuário uma experiência nova e maravilhosa, mostrando que é um sistema que compete de frente com seus poderosos concorrente, como Windows Phone e o IOS.