quarta-feira, 4 de julho de 2012

Um pouco de Game - Gran Turismo

Conheça tudo sobre esse game que acompanhou a acensão do Playstation desde o início.O primeiro game da série foi lançado ao mesmo tempo que sua plataforma, o Sony Playstation.Logo o game foi destaque,tanto que ele era indicado na própria caixa do console, pelo gráficos avançados e ótima jogabilidade.Um game que atravessou uma década e conquistou milhares de fãs ao redor do mundo.Abaixo está a trajetória desde o primeiro GT até a peça de maestria que é o GT5.
Gran Turismo:

O Gran Turismo foi um marco para os games de corrida, pois ele trazia pela primeira vez um simulador de corrida completo, onde você tinha que tirar lincença,comprar e modificar os seus próprios carros e vencer os torneios de corridas.
O game trazia um modo arcade, o clássico corrida rápida, e o modo simulador,onde você literalmente tentava se torna um piloto de nível mundial.Os avançados recursos transformaram o Gran Turismo em um dos primeiros best seller para o PS1.Prova disso foram as 10,5 milhões de copias na sua época.
Gran Turismo 2:

Agora com o nome já imortalizado, o Gran Turismo 2 tinha a missão de não deixar a bola cair.E não deixou mesmo, se o primeiro contava com ótimas opções e modos de games, a estrategia do segundo era combinar a maestria do primeiro com uma gama ENORME de carros disponíveis.Enquanto o primeiro conta com 11 pistas e 178 carros a sua escolha, o GT2 conta com 27 pistas e 650 automóveis.Os gráficos e a jogabilidade eram semelhantes (embora o volante se tornava mais "leve" do que o primeiro GT) fazendo com que os jogadores não encontrassem tantos problemas de adaptação.
Com tantas variedades o próprio game era dividido em 2 cd's, onde para um tinha um modo, arcade e simulador, semelhantes ao GT.Um pequeno problema foi que alguns games(cd's) tinham bug's no jogo, mas todos que relataram os bug's tiveram seu jogo trocado por outro igual, mas testado para não ter mais infames bug's.
Gran Turismo 3 A-Spec:

Com a evolução do Playstation 2, o game ganhou proporções épicas.As transformações no game foram tão intensas que o GT3 parecia um totalmente diferente.Os modos,opções,gama de carros e pistas(ok,tinha menos carros  que o GT2 mas o suficiente para diversão de qualquer jogador), entre todo o resto foram mantidos, mas a interação e os gráficos do jogo foram para outro patamar.
As corridas se tornavam tão reais e seus efeitos tão sensíveis que realmente tava a ideia de simulador real de corrida.
Gran Turismo 4:

Como no Playstation 1, cabia ao segundo jogo da franquia manter as inovações e acrescentar aquela gama de carros e pistas.Foram quase 700 carros a sua escolha.Mas não foram só as quantidades de veículos, o realismo foi amplamente aperfeiçoado.
Gravidade nas curvas,maior sensibilidade quanto nos motores quando nas diferentes trações, tudo foi melhorado para tornar a sensação das corridas mais próximas com a realidades.
Gran Turismo 5:

Atualmente o Gran turismo 5 vem abalando todas as estruturas.Sendo para Playstation 3, o GT5 aproveita todo o potencial da plataforma.Sendo um dos melhores simuladores nos dias de hoje, ele esbanja gráficos altamente realista, uma jogabilidade que usufrui de vários "engines" para gravidade, desgaste, tempo, entre outros transformando a experiência das corridas em algo único e muito bem elaborado.
As salas onlines e os eventos sazonais são uma atração a parte , pois colocam o, já alto nível das competições, em um andar acima.O game ainda conta com várias novidades e até mesmo as opções costumeiras foram remodeladas para serem atualizadas, tornam cada experiencia no GT5 uma nova diversão.
Gran Turismo - Variações:

Ainda existiram versões intermediárias como o GT Prologue e o GT Concept Tokyo.O Prologue serviu como uma demostração do que estava por vir antes do GT4, para PS2, e GT5, para PS3.E o GT Concept Tokyo foi sua versão do GT3 aprimorada e lançada na Europa e no sudeste da Asia.
Vídeo demostrativo da evolução do Gran Turismo

Opinião do Nerd:


Desde o PS1, é um jogo que fascina, seja pelo gráfico, jogabilidade ou qualquer outro ponto.É um jogo exemplar para todos os amantes de carro.O Gran Tturismo é uma referência para tudo que tem a ver com carros, não é a toa que vários carros de filmes ou animes estão presente in-game como o caso do anime Initial D: Veja aqui. Além de já ter aparecido de relance em filmes como Velozes e Furiosos (Fast and the Furious) em 2 cenas,quanto estão preparando um das primeiras corridas, um dos corredores está jogando num playstation instalado no DVD do carro, e depois na casa onde está tendo uma festa, uma garota está no chão jogando GT no PS1.