segunda-feira, 4 de junho de 2012

Um pouco de Vida Nerd - Steampunk

Steam Punk: Um estilo Retrô

O Steam Punk é um estilo muito visto , mas pouco entendido.Esse estilo que mostra tecnologia avançada embarcada num contexto antigo, tende a ser nostálgico, mas ilustra uma ideia bem maior que só um visual.E se a tecnologia a vapor vingasse ao invés dos mecanismos a combustão? E se a eletrônica fossem trocada pela mecânica pura?Essas perguntam é que alimentam esse estilo, dando uma amostra do que seria e como seria.


    

                                                           
A origem se da em obras como as de Julio Verme, H.G. Wells, Mark Twain e Mary Shelley que em suas obras , nos faxinavam com uma tecnologia muito a frente do seu tempo.Nos anos 60 e 70 , os gêneros científicos da época começaram a aborda com maior enfase esse estilo .Os contos de Edward S. Ellis, Luis Senarens entre outros, onde seus personagens Johnny Brainerd, Frank Reade e Jack Wright usavam veículos tecnologicamente avançados movidos a vapor em aventuras do mundo. Além de fornecer a escritores posteriores os primeiros exemplos de criações de ficção científica usando a força do vapor, estas histórias tiveram uma influência direta no tema do "boy inventor" (garoto inventor), um subgênero de ficção científica personificado por Tom Swit (e repetido por Steam Boy assim como outros).             


Vários exemplos aparecem como o trem a vapor do "de volta para o futuro", as maquinas em "As loucas aventura de James West" e em "A Liga Extraordinária". Também Aparecem nos animes Stream Boy e no aclamado Full Metal Alchemist.Existem várias máquinas brutas que com o toque certo , transformam-se em obras de arte magnificas.