quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um pouco de Vida Nerd - CG´s

A extinção das CG´s

CG's em games são aquelas cenas de computação gráfica pura em 3D , iguais a mini-filmes dentro dos games.Em games mais antigos as CG's além de trazerem um visual mais bonito e dinâmico serviam para trazer uma compreensão melhor das histórias dos seus games.O que seriam grandes games como Final Fantasy 7,8,9 entre tantos outros que usaram suas maravilhosas cenas para entreter tantos gamers?                  
                  
                                                  Cena In-Game do FF9 do Steiner

                                                    Cena em CG do FF9 do Steiner

Porém como tudo evolui , com as CG´s deram um passo a frente. Hoje com o grande avanço dos hardware aqueles grandes videos bem feitos estão sendo trocados pelo próprio ambiente do game .Essas cenas estão sendo chamadas de cenas In-Game.Mais por que trocar?
A resposta mais simples está no fato dos ditos avanços no hardware.Como os gráficos do games bem mais perto das clássicas CG's ,as desenvolvedoras decidiram optar por tirar as cenas e utilizar o grande espaço, antes separado a elas, para melhorar a resposta dentro do jogo e aumentar suas histórias.Com isso, temos vários jogos que antes teriam vários CD ou DVD reduzidos a um número menor de mídias.
                                                    Cena In-Game do God of War 3 

Muitos acham que o fato de só temos 1 ou 2 mídias de game hoje é por causa do blu-ray ou mídias melhores.É claro que o ganho no espaço de disco é bem vindo, mas levando em consideração que um DVD possui 4,7GB (ou alguns 9,2GB) , uma cena de 4 minutos (geralmente o equivalente a uma abertura) em uma resolução(qualidade e formato) de CG, poderia superar 200MB. Num jogo de RPG ou aventura, onde estas cenas detalhadas dão mais vida ao jogo, o uso das CG se tornam essencial para prender a atenção dos gamers.