O tempo em que para se jogar um bom jogo é preciso ter um computador top-de-linha ,ou um bom vídeo-game, pode estar com os dias contatos. O Onlive já é um possível realidade(OK, uma realidade para os outros países) em que ao invés de uma poderosa maquina, tudo que se precisa é uma BOA conexão de banda larga.Seu conceito baseia-se em um serviço online de jogos por demanda. Nada de mídia novas ou console potentes, nem mesmo download gigantes de games. Vamos entender um pouco mais.
O serviço é online,como já dito, e pertimirá que se compre ou alugue os games prontos para jogar na mesma hora.O que deixa tudo interessante é que os jogos não rodam onde o client foi instalado mas sim no próprio servidor.Por isso que o dispositivo em que o client está não precisa ser a máquina mais quente do momento.A unica coisa que o client recebe é o stream(video, tipo do youtube).Em resumo,o serviço é equivalente ao "computação em nuvem": o jogo é sincronizado, renderizado e armazenado em um servidor remoto e então entregue online para o usuário final.
Onde acessar:
Com a "simplicidade" do client, o serviço está disponível em computadores ,notebooks,TVs com o uso do MicroConsole e, mais atualmente, em tablets e smartfones.O MicroConsole, como o nome diz, é um console pequeno para TV com entrada HDMI.Ele possibilita conectar-se ao servidor á televisão e usa-lo com até 4 controles sem fio.
Opinião do Nerd:
Ao meu ver é o próximo passo das industrias de games(no sentido de software), ainda está um pouco fora da realidade brasileira. Para se ter uma ideia: para a resolução de 480p, é preciso uma conexão de 1,5MB/s e para 720p, algo em torna de 4 á 5MB/s .Algo distante se pensarmos que no brasil uma internet de 5MB entrega apenas 10% de sua capacidade.O serviço parece muito com o Netflix(alias , um ótimo serviço online) mas voltado para games.O fato do hardware do usuário final não precisar ser de ultima geração é algo formidável.O Onlive apacereu na E3 2011 e já passou dá versão beta.Para maiores informações , seja o site : http://www.onlive.com/