quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Video Game - Playstation


Introdução:
De um começo inesperado até seu auge , o Playstation garantiu ser o mais marcante possível com suas conquista e "tropeços" que ocorreram e que levaram ele a ser um dos consoles mais vendidos e amados de todos os tempos.




Historia: 

Curiosamente o Playstation não teria existido se não fosse pela marca concorrente Nintendo.A empresa de Fusajiro Yamauchi queria muito sair na frente e lançar uma tecnologia nova para a época:  a troca dos cartuchos de jogos por CDs,uma mídia muito mais barata e com maior capacidade de armazenamento ;o que permitia jogos mais avançados.A Nintendo escolheu a Sony para embarcar essa tecnologia em sua nova plataforma, uma parceria que já havia dado muito certo anos atrás,afinal foi a Sony que projetou o chip de som do Super Nintendo;com muito sucesso diga-se de passagem.O problema foi que houve vários entraves entre as duas grande empresas levando a Nintendo a cancelar sua participação no projeto e procurar outra parceira.O engenheiro que estava encarregado do projeto, o Ken Kutaragi, mostrou a Sony que o projeto já se encontrava-se em avançado estágio de desenvolvimento e a empresa decidiu continuar o projeto.Então graças a colaboração da Sony e ao esforço do Ken Kutaragi, o Playstation sairia do papel para se torna um marco na historia dos vídeo games como um dos primeiros(não o primeiro) e mais avançados consoles com a capacidade de rodar CDs, tanto de jogos quanto de áudio(músicas).O console ainda recebeu um grande apoio da EA.



Games:
Vários jogos contribuíram para o sucesso do console, como Resident Evil, Crash Bandicoot, Megaman X4, Castlevania, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Final Fantasy, Winning Eleven entre outros.A Sony também introduziu um acessório para o PlayStation que se tornou muito popular: o memory card. O cartão de memória permitia salvar dados dos jogos e continuá-lo no mesmo ponto em que parou. Esta tecnologia já existia em alguns jogos de consoles mais antigos, mas dependia de um chip de memória dentro do cartucho. Os memory cards tornaram o processo de salvar padrão e praticamente todos os jogos tinham suporte.Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Sega Dreamcast, o PlayStation era o mais vendido com uma linha de jogos já estabelecida e de grande sucesso.Em meados de 2000, o PlayStation passou por uma re-estilização ficando menor com curvas arredondadas. Esse console recebeu o nome de PSone, agora na cor branca. Nesse ano também foi lançado o sucessor PlayStation 2.O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006. Cerca de 100 milhões de consoles PlayStation foram vendidos em todo mundo. 



Curiosidades:
Ao contrario do que muitas pessoas pensam , o playstation não foi o primeiro video game de CD.O PC Engine ,também chamado de TurboGrafx-16,foi o primeiro mas não teve sucesso pela pouca quantidade de jogos e marketing investido nele.

Apesar do que parece, os botões do playstation possuem uma lógica muito interessante.É um costume japonês usar o circulo como "certo" e o xis como o "errado" e os botões de quadrado e triangulo seriam mais usados para acessar menus no próprio game.No ocidente essa lógica do X e O foi invertida

Opinião do Nerd:
O Playstation é um marco na história dos vídeo-games , assim como o Google é o marco dos buscadores e pesquisa de sites.Depois dele tudo mudou , o playstation popularizou tanto os jogos em cd quanto a ideia de fazer consoles mais acessíveis para todos.Ele não foi o pioneiro em suas grandes conquistas mas foi o que as fez mais brilhantemente , assim como a Google.Em sua simplicidade, o console da sony conseguiu tanto a admiração de seus fãs quanto o respeito de seus concorrentes.Depois de tudo , o console conseguiu mudar para sempre o jeito de se divertir.